Parceiros e parceiras:

foto 1

Ontem, 03 de agoto, realizamos uma excelente plenária do Fórum Mais Democracia, Mais Direitos, no auditório do 9º andar da ABI, com a presença de mais de 400 ativistas e representantes de diversos movimentos sociais, coletivos, campanhas, entidades, partidos, sindicatos (fotos em anexo). Entre as entidades/coletivos/movimentos presentes, tivemos representantes da ABI, OAB, Clube de Engenharia, Instituto Casa Grande, MST, FNDC, CONAM, CEBELA, IDEB, FAMERJ, CMP, UNMP, MLB, MNLM, CEBES, CREMERJ, CUT, CTB, SSB, Unidade Classista, UNE, UEE, AMES, AERJ, UEES UJS, UJR, KIZOMBA, ASSIP, MODECON, Consulta Popular, SENGE, SINMED, SINTESI, Sind. Bancários Rio, Sind.Jornalistas Rio, Sind. Jornalistas RJ, SindSama, SindeNFRJ, FISENGE, CONDSEF, SindiPetro-RJ/FNP, SindiPetro-Caxias/FUP, Sind. Bancários Sul Fluminense, ASSIBGE, SINTUFRJ, SindPD, SinTNaval, SindiFisco, SinFa, Sinpro Rio, CONTEE, UBM, Marcha Mundial das Mulheres, Coletivo Olga Benário, Marcha das Mulheres Negras, Fórum Feminista RJ, UNEGRO, Rede Afro LGTB, Central Nacional LGTB, Coletivo TransRevolução, Movimento dos Sem Tela, Barão de Itararé, Rio BlogProg, ARPUB, TV Comunitária Rio, Blog MegaCidadania, Blog O Cafezinho, APAVAT, FALERIO, Coletivo Paratodos, Coletivo Oxalá, Grupo de Teatro Ensaio Aberto/Armazém da Cidadania, Grupo Off-Sina, CEV-Comissão Estadual da Verdade, ITS, AIERJ, DCE FEUC, DCE UFF, DCE UFRJ, Pastoral Operária de Nova Iguaçu, Comitê Popular da Baixada Fluminense, Movimento de Economia Solidária, Movimento ABI Autêntica, Movimento Dentistas em Ação, Campanha Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas, Campanha Plebiscito Constituinte, Campanha Amanhecer Contra a Redução Penal, além de dirigentes e militantes do PT, PCdoB, PSB, PCR/UP, parlamentares como os Deputados Federais Alessandro Molon e Wadhi Damous, o vereador Reimont, os ex-Deputados Estaduais Gilberto Palmares e Robson Leite (todos do PT-RJ), e representantes dos mandatos de Jandira Feghali (Deputada Federal) e Enfermeira Rejane (Deputada Estadual), ambas do PCdoB, e do Deputado Federal Glauber Rocha (PSB).

A plenária teve uma mesa ampla, com mais de 20 lideranças, representando a diversidade e pluralidade deste movimento. As falas iniciais de Jesus Chediak (ABI), Carlos Henrique de Carvalho (OAB) e Roberto Amaral (CEBELA/IDEB) focaram na caraterização da atual conjuntura, com destaque para o perigo do avanço das forças conservadoras e as sinalizações de tentativa de golpe em curso, com a quebra da legalidade democrática, as dificuldades do atual Governo Federal de dar respostas eficazes e corretas que ajudem a superar as crises política e econômica na qual estamos mergulhados, os ataques sistemáticos à Petrobras e ao sistema de partilha do Pré-Sal , a constante manipulação da informação feita pelos órgãos da mídia privada/comercial, as sucessivas pautas conservadores imposta por um Congresso dominado pelo fisiologismo e pela bancada BBB (bala, bíblia, boi), comandada por um Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que se mostra um déspota imperial no comando dos trabalhos da casa. Roberto Amaral voltou a defender a necessidade da construção de uma ampla frente das forças progressistas, uma frente que seja nacional(ista), democrática e popular, que tenha como objetivo mais imediato barrar essa onda conservadora que assola nosso país, mas também que ouse olhar para o futuro e defender um conjunto de Reformas Populares estruturantes. Coube a Orlando Guilhon (FNDC) apresentar as principais propostas em nome da coordenação do Fórum Mais Democracia, Mais Direitos, que posteriormente foram debatidas e aprovadas pela plenária:

1)Seguindo a orientação que vem também de várias outras Capitais, vamos organizar um grande ato/manifestação de rua, no próximo dia 20 de agosto, com concentração na Candelária (16 hs), passeata pela Av. Rio Branco (17 hs), e ato/show/atividades culturais na Cinelândia, a partir das 18 hs. Eixos centrais dessa manifestação: Em Defesa da Legalidade Democrática e do Estado de Direito, Contra o Golpe! Fora, Cunha!; Por uma Reforma Tributária Progressiva, com Taxação das Grandes Fortunas e do Patrimônio; Em Defesa da Petrobras e do Sistema de Partilha do Pré-Sal, e da Soberania Nacional; Em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores, do Emprego e dos Salários, Contra a Terceirização, Por Mais Democracia e Mais Direitos!.Atenção, para organizar melhor esta atividade (tarefas de divulgação/comunicação, mobilização, infraestrutura e logística do ato, produção do show/atividades culturais), estamos convocando uma reunião operacional nesta quarta (05/08), às 18 hs, no SENGE-RJ (Av. Rio Branco, 277, 17o. andar, Cinelândia). Atenção, não se trata de uma plenária de discussão política, é uma reunião operacional de organização da atividade, portanto contamos com a presença de companheiros/representantes de entidades/movimentos que estejam dispostos a assumir tarefas e responsabilidades.

2) Participação na articulação nacional do Grupo Brasil, que se reunirá novamente no próximo dia 10/08, em S.Paulo, com a tarefa de convocar e preparar uma Conferência Nacional dos Movimentos Sociais, para os dias 05 e 06 de setembro, provavelmente em B.Horizonte-MG, visando a construção/lançamento de uma ‘frente das forças progressistas’ . Caso essa iniciativa (da Conferência Nacional) se confirme, foi proposto que nosso Fórum Mais Democracia, Mais Direitos, aqui do RJ, se organize no sentido de garantir uma participação expressiva de lideranças e ativistas das nossas entidades/coletivos/movimentos/campanhas nesta Conferência Nacional. Para aprofundar nossas contribuições para esta Conferência Nacional, e tratar dos aspectos práticos/logísticos de uma possível ida em bloco para BH, estaremos convocando uma reunião ampliada da nossa coordenação, com representantes das entidades;/movimentos, para as 18 hs do dia 24/08, possivelmente no SENGE (a confirmar).

3) Uma maior articulação entre as diversas campanhas e lutas em curso foi outro tema abordado na plenária. Foi distribuído um Calendário de Lutas em Mobilizações em Curso, sinalizando as principais atividades e atos dos próximos meses.. Na sequência das falas iniciais da mesa, foram abertas outras 25 inscrições, e companheiros/as de várias entidades/movimentos/campanhas, fizeram usa da palavra, não apenas para fortalecer a importância de avançarmos na construção desta frente/fórum unitário das forças progressistas, mas também para dar informes sobre seus movimentos, e defender a legitimidade de suas campanhas e lutas, e pra necessidade de construirmos uma maior sinergia entre estas diferentes iniciativas. Muitos representantes de coletivos e entidades da juventude falaram sobre a campanha Contra a Redução da Maioridade Penal, alertando que o 2o. turno da votação na Câmara de Deputados poderia acontecer hoje, e da necessidade de lutarmos também pela implementação do Plano Nacional de Educação, entidades/coletivos do movimento de mulheres e do movimento negro lembraram as mobilizações para a Marcha das Margaridas (11 e 12/08), e Marchadas Mulheres Negras (18/11), ambas em Brasília, e para a Ação Internacional da Marcha Mundial de Mulheres, dias 29 e 30/08, na Ocupação de Engenho de Dentro. Coletivos da luta pela Democratização da Comunicação lembraram da importância de participar mais ativamente da campanha de coletas de assinaturas para o PLIP da Lei da Mídia Democrática. Lideranças sindicais alertaram para a continuação da luta Contra a Terceirização e o Ajuste Fiscal, e a necessidade de lutarmos por uma outra política econômica, em em Defesa da Petrobras. Representantes de coletivos LGTB lembraram que este movimento tem uma enorme capacidade de mobilização, mas criticaram o fato de boa parte da esquerda ainda tratar o movimento com certo preconceito e sem a centralidade que ele merece. Enfim, foi apenas um primeiro passo para sinalizar para uma maior sinergia, diálogo e solidariedade entre as diferentes lutas e mobilizações em movimento.

Secretaria Operativa do Fórum Mais Democracia, Mais Direitos.