Renascenca1O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), condecorou na última quarta-feira (13), no município de Campo Maior, o vice-presidente do PSB Nacional, Roberto Amaral, com a mais alta láurea do governo piauiense: a medalha da ordem Estadual do Mérito Renascença, na ordem Grã-Cruz. Além da homenagem, Amaral também participou de evento do partido na capital Teresina, onde, na oportunidade, ministrou a palestra “O PSB e a conjuntura nacional”.

Durante o recebimento da homenagem, Roberto Amaral ressaltou estar duplamente feliz. “Primeiro por estar sendo homenageado e segundo por estar falando em nome de todos os agraciados com a medalha. Essa é uma homenagem aos que não estão presentes, mas que nos trouxeram até aqui (Campo Maior). Este campo de batalha que se transformou em cemitério, onde eles escreveram com sangue, regaram a terra seca e consagraram aquilo que ficou depois no hino da independência: Ou ficar na pátria livre ou morrer pelo Brasil”, relatou.

“Aqui assegurou-se a independência do país, a integridade territorial. A luta foi do Nordeste, que construiu a nacionalidade. Para hoje convivermos com a civilização do progresso, da modernidade. Isso foi construído por aquilo que há de melhor no país- o seu povo. Por nós nordestinos. Os que deram a sua vida para impedir a passagem do colonizador. Não sabemos quantos morreram, mas temos a certeza que são todos heróis, apesar de desconhecidos”, defendeu Roberto Amaral durante seu pronunciamento.

Segundo o governador Wilson Martins, o movimento ocorrido no município de Campo Maior foi um dos primeiros levantes no Nordeste em favor da adesão à independência do Brasil. “É com imensa satisfação que estou aqui para fazer uma homenagem aos verdadeiros heróis da independência no Piauí, os quais são motivo de orgulho para a nossa gente. A inexperiência dos combatentes e a falta de armamentos foi ao mesmo tempo um massacre e uma vitória. Uma data histórica e heroica que engrandece o povo do Piauí”, argumenta.

O governador Wilson Martins entrega durante a solenidade 47 medalhas do Mérito Renascença a autoridades e personalidades que contribuem para o engrandecimento e valorização do nosso Estado.

Renascenca2

Comenda do Mérito Renascença

A ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí é uma láurea destinada a agraciar personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que, por relevantes serviços prestados ao estado do Piauí, se tenham tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento do povo e do Governo piauiense. Na oportunidade foram concedidas medalhas nas modalidades Cavaleiro, Oficial e Comendador.