Morreu na última terça-feira um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos.

Por Maria da Graça Pinto Bulhões e Benedito Tadeu César

Francisco Maria Cavalcante de Oliveira, Chico de Oliveira ou simplesmente Chico, nascido no Recife em 1933, o sociólogo que nos ensinou a enxergar e analisar a complexidade dinâmica da sociedade brasileira e dos embates sociais e políticos que a movem, deixou um legado de sabedoria e de afeto por onde passou.

Detentor de um raciocínio crítico arguto e sofisticado, Chico foi um homem de pensamento e de ação. Discípulo e admirador de Celso Furtado, com quem trabalhou na SUDENE, Chico nunca se deixou levar pelas simplificações teóricas. Marxista de formação, utilizando o método com maestria e sem dogmatismo, deixou uma extensa obra, que inovou e revolucionou a intepretação sociológica e econômica do Brasil.

Com o seu livro Crítica à Razão Dualista, publicado pela primeira vez em 1972 e que se tornou um marco da interpretação da sociedade brasileira, Chico de Oliveira desvendou a relação existente entre o Brasil moderno, urbano e industrial, e o Brasil então chamado de atrasado, tratados até ali como se fossem barcos navegando lado a lado nas mesmas águas. Por meio de uma análise criteriosa e inovadora, Chico demonstrou que o Brasil moderno se desenvolvia às custas do atrasado, dele se alimentando e reproduzindo-o constantemente.

Na mesma linha de pensamento, Chico construiu seu livro O Ornitorrinco, publicado em 2003, no qual atualizou a reflexão e a análise anterior da sociedade brasileira, caracterizando-a, em um novo momento, como um ser estranho que continua se engendrando através da articulação do que há de mais atrasado e com o que há de mais contemporâneo em seu próprio meio.

A reflexão de Chico de Oliveira não se restringiu à realidade brasileira. Longe das posições teóricas que segmentam a sociedade em áreas e tentam entendê-las separadas das demais, Chico buscou sempre relacionar os aspectos econômicos, sociais e políticos, em busca da compreensão do processo histórico em sua globalidade. E, na mesma lógica, teve clareza da articulação existente entre os processos em curso nas diferentes regiões do planeta.

Para apreender a lógica mais geral de reprodução do sistema capitalista, hegemônico em termos internacionais, Chico realizou estudos que levaram à produção do texto O surgimento do antivalor. Nele, identificou as mudanças na forma de reprodução do sistema capitalista, na segunda metade do século XX, denominada por ele de sociabilidade social-democrata, na qual o espaço da representação política se transformou em uma arena de disputa pela repartição da riqueza social, através da luta pela destinação dos fundos públicos, tornando a democracia política em um valor fundamental para os trabalhadores.

Num mundo em transformação, em que a sociedade de bem-estar social e a sociabilidade social-democrata estão sendo fortemente atacadas, e num país como o Brasil, que caminha a passos céleres na retomada do modelo  econômico e social dependente e primário exportador, a obra de Chico se mantém como um legado fundamental para a compreensão dos retrocessos em curso e para a formulação dos caminhos capazes de superá-los.

Maria da Graça Pinto Bulhões, doutora em Sociologia e ex-aluna de Chico de Oliveira

Benedito Tadeu César, doutor em Ciências Sociais e ex-orientando de doutorado de Chico de Oliveira.

https://tutameia.jor.br/o-legado-de-chico-de-oliveira/