Na instalação de sua 67ª Reunião anual, realizada no campus da Universidade Federal de São Carlos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC, homenageou ex-ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação na passagem do 30º aniversário do Ministério.

30anos_mctiDSC_4823

A presidente da SBPC, Helena Nader, que coordenou a cerimônia, fez uma apresentação sobre a passagem de todos os 18 ministros na pasta de CT&I no decorrer de três décadas. Discorreu ainda sobre o impacto positivo das medidas de C&T adotadas desde 1985, quando foi criado o Ministério. Na ocasião, Helena recordou que a SBPC teve papel de destaque para criação da pasta dedicada à CT&I, quando a entidade era presidida pelo professor Crodowaldo Pavan. Segundo avaliou, essa foi uma decisão acertada para o avanço da ciência no Brasil.

Todos os ex-ministros foram convidados à cerimônia, e todos eles receberam uma placa alusiva aos 30 anos do Ministério concedida pela SBPC. O responsável pela fundação do MCTI, José Sarney, que era presidente da República em 1985, também foi homenageado. Sarney encaminhou uma carta de agradecimento à SBPC, pelo esforço da instituição na criação do Ministério.

Na carta, lida por Helena na cerimônia, Sarney parafraseou um provérbio chinês. “Toda vez que for beber água num poço, lembre-se de quem abriu o poço.”

Ministros presentes

Além do atual ministro da pasta, Aldo Rebelo, estiveram presentes Roberto Amaral, que comandou o órgão de janeiro de 2003 a dezembro de 2004; Ronaldo Sardenberg, titular da pasta de julho de 1999 a dezembro de 2003; e Marco Antonio Raupp, de janeiro de 2012 a março de 2014 – que também presidiu a SBPC.

No evento, a presidente da SBPC mencionou a melhoria do impacto médio da produção científica no Brasil nas últimas três décadas. Acrescentou que a criação do Ministério veio acompanhada com a pós-graduação de qualidade, o que surtiu impacto positivo sobre o número de citações no mundo.

Para Helena, é necessário ter orgulho do que a ciência brasileira já produziu. “Temos que reverberar melhor tudo que já conseguimos. São trinta anos de acerto, mesmo que entre altos e baixos e crises. Mas às vezes nas crises encontramos novas soluções”, analisou.

30anos_mctiDSC_4834

O ministro Aldo Rebelo aproveitou o momento para elogiar medidas criadas no passado como os fundos setoriais que ajudaram a institucionalizar políticas públicas para ciência e tecnologia; a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); as plataformas do conhecimento; e a valorização dos parques tecnológicos.

“Isso pesa sobre os meus ombros como uma imensa responsabilidade. Porque embora esteja apoiado sobre os ombros de gigantes há sempre o risco de não se equilibrar”, parafraseou arrancando risos da plateia. “Espero ter sempre o equilíbrio para avistar longe e prosseguir a marcha e o rumo do que eles fizeram”, disse o ministro, reconhecendo a atuação de cada um que passou pelo comando do MCTI.

Roberto Amaral um dos oradores, fez rápida exposição de seu mandato à frente do Ministério, destacando o aumento do número e dos valores das bolsas de estudo, a interiorização da pesquisa e do ensino científicos, a expansão da pós-graduação e os esforços por recuperar o ensino de física, a tentativa de dotar o país de um programa espacial, e a pesquisa em nanotecnologia e cibernética, e a criação de uma secretaria de inclusão social em ciência e tecnologia.