EM FACE DA CRISE POLÍTICA QUE NESTE MOMENTO AFETA A VIDA BRASILEIRA, O CLUBE DE ENGENHARIA MANIFESTA SEU REPÚDIO ÀS AMEAÇAS QUE PAIRAM SOBRE A DEMOCRACIA, DIANTE DA OFENSIVA EM CURSO PARA AFASTAR A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, ELEITA COM MAIS DE 54 MILHÕES DE VOTOS.

É CERTO QUE O RECURSO AO IMPEACHMENT ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO, TANTO QUE JÁ FOI APLICADO, SEM ARRANHAR A DEMOCRACIA, EM RELAÇÃO AO PRESIDENTE COLLOR. HÁ, ENTRETANTO, DE SER EMBASADO EM SÓLIDA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA, O QUE NÃO OCORRE NO CASO ATUAL.

ESTAMOS DIANTE DE UMA DESPUDORADA TENTATIVA DE – SEM O VOTO POPULAR – CAPTURAR O ESTADO. A AUDÁCIA JÁ CHEGA AO PONTO DE PROPOR UM PARLAMENTARISMO DISFARÇADO, EMBORA POR DUAS VEZES REPUDIADO NAS URNAS.

NO PRESIDENCIALISMO, MAU DESEMPENHO DO GOVERNANTE NÃO ENSEJA A SUA SUBSTITUIÇÃO. HÁ, ASSIM, DE SE RESPEITAR O MANDATO CONFERIDO PELO VOTO POPULAR.

O CLUBE DE ENGENHARIA, FIEL ÀS SUAS TRADIÇÕES, DEFENDE A ESTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E DENUNCIA À NAÇÃO O CARÁTER GOLPISTA DA OFENSIVA EM CURSO.

RIO DE JANEIRO, 14 DE DEZEMBRO DE 2015