A serpente sem casca (da ‘crise’ à Frente Popular), de Roberto Amaral.
Neste livro, o professor, escritor e político Roberto Amaral, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, realiza profunda e larga reflexão sobre a crise política brasileira e suas raízes históricas. Mas não se limita à análise crítica, pois avança na proposta de alternativas. Sua leitura é fundamental para a compreensão do Brasil de hoje.
A obra – apresentada pelo ex-governador Tarso Genro e pela deputada Luíza Erundina – é aberta por densa Introdução do Autor sobre o significado da ‘crise’ político-econômica brasileira, análise que remonta às suas origens e avança com visões prospectivas.
O capítulo ‘Da crise à Frente’ reúne artigos de Roberto Amaral sobre o quadro político nacional e seus desdobramentos, principalmente a partir de outubro de 2014, quase todos publicados na versão on line da revista Carta Capital. Segue-se ensaio em defesa da política de Frente ampla: ‘Porque frente, porque ampla, porque nacional, porque popular’.
O leitor encontrará, em outro capítulo, completo teor das intervenções do autor, de Luís Fernandes (da PUC-Rio e da UFRJ) e de Tarso Genro na mesa-redonda ‘A crise, qual a saída?’ realizada sob patrocínio do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.
Em Apêndice encontram-se o ensaio ‘Frente de esquerda na diversidade de esquerda’, de Tarso Genro, e o texto de convocação do encontro ‘Aonde Vamos?’, que deu início à mobilização que culminou com o lançamento do ‘ Movimento Pró Frente nacional popular e democrática’, ocorrido no Rio de Janeiro, no mesmo Clube de Engenharia, no dia 29 de junho de 2015.