FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-07-2015: Roberto Amaral, ex-presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Entrevista com Roberto Amaral. (Foto: Edimar Soares/O POVO)

FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-07-2015: Roberto Amaral, ex-presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Entrevista com Roberto Amaral. (Foto: Edimar Soares/O POVO)

Se a instabilidade política e econômica tem fortalecido os setores conservadores, a reação da esquerda também cresce em busca de barrar o aumento da chamada direita. O diagnóstico é da Frente Brasil Popular, integrada por dezenas de movimentos sociais.

O grupo tem agenda amanhã em Fortaleza junto com o lançamento do livro A serpente sem casca, do ex-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar. Amaral explica que a obra apresenta alternativas para sair da crise por que passa o Brasil. Uma delas é a constituição da própria frente, movimento suprapartidário que não se identifica como governista.
Membro histórico do PSB, Amaral explica que o título do livro refere-se à gestação do pensamento conservador no País. “Queremos esmagar a víbora antes que ela pique o nosso calcanhar”, afirma.

As principais reivindicações da FBP, cujo lançamento nacional foi no dia 5 de setembro, em Belo Horizonte, são a defesa do direito dos trabalhadores, democracia e soberania nacional.

A luta contra o impeachment da presidente também está entre as prioridades atuais, segundo Amaral.

De acordo com ele, o grupo, que reúne Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), não é só de esquerda. “Minha preocupação é ampliar para os movimentos liberais”, planeja.
A frente já começou a ser formada na capital cearense. O deputado estadual Elmano de Freitas, presidente do PT de Fortaleza, presente no ato nacional e afirmou que, nas manifestações do dia 1° de maio deste ano, movimentos sociais ligados a ela estavam na organização.

Em 26 de agosto, a CUT do Ceará comemorou 32 anos de existência lançando o movimento na Capital.

E, no próximo 3 de outubro, a frente realiza primeira manifestação, em defesa da Petrobras. (Letícia Alves)

SERVIÇO
Lançamento do livro A serpente sem casca

Quando: amanhã, às 18h30min

Onde: Auditório do Dragão do Mar, rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema

Entrada Gratuita