Uma coedição da Editora Altadena, do Rio de Janeiro, com o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos-IBEP e o Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos-CEBELA.

livro

A obra – apresentada pelo ex-governador Tarso Genro e pela deputada Luíza Erundina – é aberta por densa Introdução do Autor sobre o significado da ‘crise’ político-econômica brasileira, análise que remonta às suas origens e avança com visões prospectivas.

O capítulo ‘Da crise à Frente’ reúne artigos do autor sobre o quadro político nacional e seus desdobramentos, principalmente a partir de outubro de 2014, quase todos publicados na versão on line da revista Carta Capital. Segue-se ensaio em defesa da política de Frente ampla: ‘Porque frente, porque ampla, porque nacional, porque popular’.

O leitor encontrará, em outro capítulo, completo teor das intervenções do autor, de Luís Fernandes (da PUC-Rio e UFRJ) e de Tarso Genro feitas na mesa-redonda ‘A crise, qual a saída?’ realizada sob patrocínio do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, em sua sede, e também do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP) e do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA).

Em Apêndice encontram-se o ensaio ‘Frente de esquerda na diversidade de esquerda’, de Tarso Genro, e o texto de convocação da Plenária ‘Aonde Vamos’, que deu início à mobilização que culminou com o lançamento do ‘ Movimento Pró Frente nacional popular e democrática’ , ocorrido no Rio de Janeiro, no mesmo Clube de Engenharia, no dia 29 de junho de 2015.

Trata-se de obra da maior atualidade e leitura indispensável para a compreensão do momento político brasileiro, suas raízes e prováveis desdobramentos.