por: Roberto Amaral

Postado na Carta Capital on line dia  08/08/2014

A humanidade somos nós, uma singularidade que não anula as responsabilidades individuais

familias palestinas

Foto de Mahmud Hams / AFP
Famílias palestinas deixam suas casas em Shejaiya, distrito da cidade de Gaza considerado bastião do Hamas por Israel

O objeto da agressão continuada de Israel a Gaza (as tréguas e os períodos de não-ofensiva militar são espaços irrelevantes numa já longa história de assassinatos coletivos) não é o Hamas, que entra na história como Pilatos no Credo. O alvo inegável da matança é o povo palestino, assassinado friamente, covardemente, em um confronto bestial que opõe um dos mais poderosos exércitos do mundo a uma população desarmada, ou ‘armada’ de pedras e puro desespero.

E fica para o estudo de quem ainda se interessar por um povo que a civilização ocidental e cristã considera de ‘segunda classe’, e como de segunda classe o trata, o significado de abalo psicológico, de trauma e destruição emocional de gerações e gerações de crianças criadas sob o medo e o terror, sob a incerteza do amanhã no qual não podem acreditar, convivendo com o assassinato de parentes e amigos, de pais e irmãos, e a destruição de suas casas, de suas escolas, de seus hospitais, de sua gente.

Sem saber por que, pois ninguém lhes consegue explicar a razão da brutalidade. As mortes se conhecem não entre combatentes, mas entre civis, em sua maioria crianças (429), mulheres (243), e idosos (120), alcançados pelas bombas em suas residências, nas mesquitas, nos hospitais e em escolas, inclusive em escolas da ONU, transformadas em refúgio – vulnerável, ver-se-ia – para desabrigados (uma multidão crescente que se conta pelos milhares). Entre mulheres, crianças e idosos contam-se cerca de 10 mil feridos.

As fotos que nos chegam dos primeiros momentos da ‘trégua’ trazem o espectro da destruição: Gaza, a Gaza que ficou, com cerca de nove mil residências destruídas, é um cemitério cinzento de monturos, cuja reconstrução pede anos e bilhões de dólares. O último levantamento informa que morreram cerca de dois mil palestinos – repita-se mil vezes: civis, na sua maioria mulheres e crianças, assassinadas em suas casas, mesquitas e escolas – e 67 israelenses, quase todos militares. A esses assassinatos em massa um grande matutino carioca chama de troca de ‘hostilidades’ entre ‘Hamas e israelenses’. Compungido, aparentando distanciamento diante da miséria, Barack Obama lamenta os ‘incidentes’ como se se tratasse, a tragédia, de um acidente natural e inevitável, um tsunami, um terremoto, um furacão. Mas trata-se de chacina evitável e dela não estão distantes nem ausentes os EUA, nem cada um dos seus presidentes, pessoalmente, desde 1948, inclusive o atual, que armam Israel e lhe dão respaldo militar e politico para que o facínora de plantão na chefia do Estado judeu dê rédeas soltas aos seus instintos sanguinários.

As digitais dos presidentes dos EUA, hoje as de Obama, acompanham o cadáver de cada uma das vítimas, passadas, presentes e futuras, pois outras muitas virão. Diz-se que o grupo Hamas – cuja sobrevivência se alimenta diretamente na truculência sionista – di-lo a imprensa internacional e o repete a imprensa cabocla – é terrorista; mas silenciam todos na definição de Israel como Estado terrorista. Simplesmente acusa-se o oprimido de reagir tresloucadamente à opressão, e silencia-se diante da racionalidade do Estado invasor que planejadamente rouba terras, liberdade e esperança. É preciso repetir e repetir sempre: Gaza (e os sionistas negam aos palestinos até a condição de povo!) está cercada pelo Estado policial de Israel que, com a ajuda do Egito, controla suas fronteiras por terra, mar e ar, controla sua água, controla sua energia, controla os suprimentos de alimentos e dos chamados ‘gêneros de primeira necessidade`, controla seu comércio, controla a entrada e saída de sua gente. Nesta história há uma Casa Grande e há uma senzala, e Gaza é quase só um quilombo sem cor perseguido por novos ‘capitães do mato’, apetrechados das mais modernas técnicas de assassinato em massa, e impunes como impunes e irresponsáveis eram os ‘senhores’ do escravismo, ontem como hoje surpreendidos pela incompreensível revolta dos desesperados.

Nossa sociedade cínica, como lembra Brecht, considera violento o rio que arrasa tudo, mas absolve as margens que o aprisionam.

Sei das dificuldades que todos temos para encarar com distanciamento as crises humanitárias. Elas nos pertencem e nos envolvem moralmente. A dor das vítimas nos causa compaixão, enquanto o assassinato banalizado espicaça no ser humano comum – e somos todos nós – o sentimento da revolta. Um e outro sentimentos impedem o raciocínio frio, se é possível conservar-se frio o espectador de um genocídio sem fim. De uma forma ou de outra dele participamos como algozes ou vítimas, pois cada um de nós escolhe o seu papel. A omissão é impossível. O ‘espectador’, assim, é de fato um participante, covarde, mas sempre participante e responsável. Há os que se revoltam e há os que se consomem na angústia burguesa da falsa impotência – o não saber o que fazer, o nada poder fazer para impedir tanto horror – sentimento que carregamos para esconder nossa tibieza, e assim nos quitarmos moralmente com nossas consciências em crise. Ora, o conhecimento nos faz responsáveis pelo mundo, e, assim, pelo que ocorre em Gaza.

Acionando os gatilhos que disparam bombas teleguiadas está o dedo sujo da ‘alma ocidental’, que, seja alimentado pela miséria do fanatismo religioso, seja dedicado às periódicas ‘limpezas étnicas’, seja por pura ganância, vem matando e escravizando desde sempre na busca interminável dos ímpios. Sempre os há, sempre haverão; não os encontrando, o opressor os cria, pois há sempre um adversário a ser demonizado. Assim, o Ocidente organizou as Cruzadas e acendeu as fogueiras da Inquisição, e os ‘colonizadores’, em nome disso e daquilo mas principalmente em nome de Deus, destruíram povos, nações e civilizações, levaram a guerra, a escravidão e o dissídio a todos os rincões do mundo, até onde puderam chegar suas armas. Sob o pretexto de levar adiante a mensagem evangelizadora, o fanatismo persegue, há séculos, a “civilização superior”, projeto que o hitlerismo, em uma Alemanha hipnotizada, levou ao paroxismo.

Depois de 1914, o Ocidente redesenhou o mundo segundo seu apetite, violando história, tradições, culturas milenares, valores, civilizações. A velha e sediça regra de dividir para melhor dominar e dominar a ferro e fogo, como foram dominados e explorados chineses, indianos e árabes. Desde o final da II Guerra Mundial os EUA, depois de chafurdarem nos vastos domínios do petróleo, levaram a guerra ao Vietnã, desestabilizaram o Afeganistão, destruíram o Iraque, a Síria e a Líbia e ameaçam o Irã, pondo por terra qualquer promessa de paz, impossibilitando a democracia. No Oriente servem às forças da Guerra. Hitler falava na necessidade de ‘espaço vital’ que lhes dava (aos alemães arianos) o direito de roubar as terras dos outros; os EUA, em nome de um ‘destino manifesto’ se atribuem o dever (mais do que o direito) de governar o mundo. Israel diz precisar alargar suas fronteiras, avançando sobre as terras árabes, ‘para garantir sua segurança’. Essa nossa ‘alma’ ocidental e cristã construiu os campos de concentração e as câmaras de gás, graças aos quais a pátria de Goethe e Beethoven se transformou na Alemanha do Holocausto, crime coletivo que a Europa não consegue exorcizar. Daí seu eterno sentimento de culpa que está na raiz de seu apoio a Israel e no comprometedor silêncio, diante do genocídio.

A Europa que dilacerou o Oriente é responsável pelas cenas de barbárie que invadiram nosso tranquilo cotidiano pequeno-burgês. Para perturbá-lo, há, porém, a inafastável consciência de que somos responsáveis pelo mundo. Somos responsáveis como Humanidade e como indivíduos, cada um e nós de per se – porque o homem é responsável por aquilo que é, seja um guerreiro ou um colaboracionista, um ‘homem da lei’ ou um assassino, um bravo ou um covarde, o que seja. Somos o que fazemos, somos nossos atos e nossas omissões. Essa responsabilidade não está diluída com ‘os outros’, porque o homem é responsável individualmente pelo crime que comete, pela denúncia que proclama, ou pelo silêncio que o torna corresponsável pelo crime que conhece, onde quer que ele seja cometido, qualquer que seja o agente. Nós, a Humanidade de hoje, somos tão responsáveis pelo holocausto de Gaza quanto fomos e somos pelo holocausto dos judeus e os assassinatos de comunistas, ciganos, homossexuais e doentes mentais na II Guerra Mundial. A humanidade somos nós, cada um de nós somando um todo, uma singularidade que não anula as responsabilidades individuais.

Cada um de nós – na Alemanha ou nos EUA, em Israel ou no Brasil – está se escolhendo ao se definir diante do massacre dos palestinos. E o silêncio é também uma maneira de definir-se, pois, quem não condena o massacre, esse ou qualquer outro, o aceita, e estimula outros. Não há inocentes nem meros espectadores, repitamos: nessa história miserável ninguém pode ‘lavar as mãos’.

Este texto poderá ser reproduzido desde que seja informada a fonte: Carta Capital on line dia 08/08/2014