LANÇAMENTO DE 10 Mandamentos da Arquitetura –
Frederico de Holanda
Carpe Diem da 104 Sul
Sexta-feira, 29 de novembro de 2013
19hs
Com uma semana de antecedência farei um lembrete.
Frederico de Holanda
————————————
O livro que [Frederico de Holanda] agora propõe está muito longe de ser um tratado para excelsos especialistas. Ao contrário, é um prazer lê-lo, e o prazer é fundamental para que uma mensagem seja ouvida, aceita, compreendida e quem sabe um dia, posta em prática. E será um prazer sua leitura, seja quem o tome em mãos: um leigo, um jovem estudante, um profissional de qualquer outro ramo, um colega professor de arquitetura – e quem dera, os clientes, inclusive aqueles que decidem como se financia a aventura de dar casa para todos os que estão investidos das dignidades do poder e querem usá-la para promover o bem. Que ainda os há e haverá.
Ruth Verde Zein
—————————————————————————-
Lê-se nesta obra que a arquitetura é uma propriedade dos lugares que afeta corpos e mentes. Integra a vida das pessoas, sua identidade como seres sociais. É uma de nossas inúmeras faces.
Não é simples cenário, pois. Resulta das circunstâncias sociais e naturais onde é produzida. Uma vez realizada, mexe com nossa vida, tem efeitos práticos e expressivos nos nossos modos de agir, sentir e pensar, por vezes imprevistos.
O conceito de arquitetura amplia-se em vários sentidos: a arquitetura “de grife” e a popular, anônima; a arquitetura de prédios e a de ruas, bairros, cidades; a arquitetura dos artefatos e a da paisagem natural.