A localização e a composição cultural do Recife impulsionaram a criação de um movimento internacional, o Festlatino, que promove as culturas dos países de línguas derivadas do latim, e que se disseminou por quatro continentes. O VI Congresso do Festlatino reuniu no Recife, em outubro passado, o embaixador, Isaac Murargy, secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões, Vincenç Villatoro, diretor do Instituto Ramon LLull, da Catalunha, Rosário Alvarez, vice-presidente do Conselho da Cultura Galega e líderes culturais de quatro continentes. A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Fundaj, Fernando Freire, quando este articulista, presidente do Festlatino, entregou o diploma de vice-presidente ao reitor da Universidad de Congreso, Mendoza, Argentina, Francisco Pinõn, e agraciou personalidades de dez países.

O governo de Macau (China) enviou delegados que foram portadores de uma mensagem do Secretário de Cultura, Cheong U. Igualmente, remeteram saudações, a ministra da Cultura da Colômbia, Mariana Garcés, o ministro da Cultura do Principado de Andorra, Albert Esteves Garcia, o secretário geral da Secretaria dos Países Ibero-Americanos, Enrique Iglesias, a presidente da CONACULTA, México, Consuelo Saízar, o diretor internacional da Dante Alighieri, de Roma, Alessandro Mais, e uma dezena de embaixadores e diplomatas. Desde 2010, o Movimento Festlatino realizou doze seminários internacionais em dez países e planeja novos eventos para 2013, quando chegará à Índia e ao Japão, passando pelos EUA, Argentina, Alemanha, Uruguai e Portugal.

Na presença de Isabel Pires de Lima, secretária-geral do Festlatino e de Domício Coutinho, o presidente da Biblioteca Brasileira de Nova York, foram empossados os novos conselheiros: Tadeu Alencar, Secretário da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Armando Vasconcelos, diretor do Colégio Equipe, Fernando Campelo, presidente da Aliança Francesa do Recife, o embaixador Isnard Penha Brasil, Chefe do ERENE, Jacques Ribemboim, presidente da CIVITATE e Enio Castelar, cônsul do Senegal. Receberam homenagens, Roberto Amaral, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Maria José de Sena, reitora da UFRPE, Rodolfo Ramirez, diretor internacional na Secretaria de Governo de Pernambuco, Silvana Meireles, diretora da FUNDAJ, o cônsul da Argentina, Alejandro Hurtado e o reitor da UNINASSAU, Jânyo Janguiê.

O Gabinete Português de Leitura do Recife, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Aliança Francesa do Recife, a UNINASSAU, a Caixa Econômica, o Ministério da Cultura, MinC e a FUNDARPE patrocinaram e apoiaram o VI Congresso do Festlatino.

As palavras da Secretária Executiva do MinC, Janine Pires, representando a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, ao lado do Secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti, encerram a sessão inaugural de um movimento cultural que se expandem divulgando as línguas, culturas e literaturas neolatinas e a herança da latinidade e que se empenha para conceder ao Recife, o título de “Capital Internacional da Latinidade”.

Humberto França
Presidente do Movimento Festlatino
DIARIO DE PERNAMBUCO
Recife, sexta-feira 23 de Novembro de 2012
www.festlatino.blogspot.com