logo circular

São Paulo, 27 de Abril de 2016

Circular 15_2016_Agenda de lutas

De acordo com as deliberações da última reunião do Coletivo Nacional, além do 1o. de Maio, saíram dois indicativos de lutas que agora se confirmam, e entram no nosso calendário de mobilizações.

Em reunião da Diretoria Executiva da UNE, realizada neste feriado de 21 de Abril, decidiu-se pela construção de um Dia Nacional de Paralisação nas Universidades brasileiras contra o Golpe e em defesa da democracia, a ser realizado no dia 28 deste mês, próxima quinta-feira. A proposta é realizar atividades neste dia que podem ser trancaços, aulas públicas, assembleias e manifestações. As organizações da Frente Brasil Popular devem se somar e impulsionar essas ações.

A segunda agenda foi definida em reunião do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, à qual a Frente Brasil Popular atribuiu a tarefa de definir uma data nacional de mobilização contra o monopólio da Globo. A proposta é convocar todos e todas para denunciar o papel da mídia privada na construção do golpe em curso no país, através da construção de um Dia Nacional de Luta contra a Globo e o golpismo midiático, em 05 de maio, quinta-feira, com atividades realizadas em todas as capitais do país.

O eixo das manifestações será a denúncia do monopólio privado nas comunicações – representado principalmente pelas Organizações Globo. Discutir com a sociedade que o monopólio fere a democracia, a liberdade de expressão e o direito à comunicação. Vincular o monopólio à ausência de pluralidade e diversidade de vozes na mídia, ao discurso único que se coloca a serviço da pauta conservadora e golpista, estimulando o discurso do ódio, o preconceito e a intolerância. Os comitês estaduais da Frente Brasil Popular e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação devem, ao definir o formato, horário e local da sua atividade, enviar as informações para a Secretaria Nacional da Frente Brasil Popular, para que possamos divulgar nacionalmente.

Saudações
Secretaria Operativa FBP