Luiz Alberto Gomez de Souza
Militante leigo da Igreja Católica

Na preparação do golpe que está sendo cuidadosamente articulado há vários atores: os meios de comunicação da direita, setores policiais e judiciários, vazando possíveis delações que deveriam correr em segredo de justiça e políticos de oposição afoitos; faltaria utilizar, como em 1964, líderes religiosos. Eis que aparece um bispo da Igreja Católica, usando sua homilia dominical para somar-se aos golpistas. Um exemplo incrível é o que ele declara; suas palavras estão sendo difundidas pelas redes sociais:

“Missa realizada no domingo, dia 06/03/2016, quando Dom Darci José Nicioli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, pregou: “Peça meu irmão e minha irmã a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam jararacas, pisar a cabeça da serpente, vencer o mal pelo bem, por Cristo Nosso Senhor. Amém!”.

A alusão a uma declaração de Lula é direta e insultante, utilizando de forma blasfema o nome de Deus.

A CNBB e outras instâncias eclesiásticas deveriam censurar manifestações políticas como esta, num momento de intensa polarização emocional. Poderá ser um caso isolado, mas realizou-se no Santuário de Aparecida, repleto de fieis numa missa de domingo. Espera-se também que o Cardeal-Arcebispo de Aparecida, D. Raymundo Damasceno, membro da Pontifícia Comissão para a América Latina, que presidiu a CNBB de 2011 a 2015, desautorize o conteúdo irresponsável do sermão de seu bispo-auxiliar.