Visita de premiê de Israel será ‘destrutiva’, diz Rice

Susan Rice, a principal assessora de Segurança Nacional do presidente Barack Obama, disse que o discurso do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu na semana que vem no Congresso americano será “destrutivo” para as relações entre Estados Unidos e Israel.

O líder israelense, que foi convidado pelo presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, pretende usar o discurso de terça-feira para atacar a iniciativa das potências ocidentais, principalmente os EUA, de chegar a um acordo com Teerã que interrompa o programa nuclear iraniano. O convite de Boehner, que é do Partido Republicano, de oposição à Obama, foi feito sem a concordância da Casa Branca.

Obama também decidiu não encontrar-se com Netanyahu. O motivo alegado é que a visita acontece muito próxima das eleições israelenses, marcadas para o dia 17, e que os presidentes americanos tradicionalmente não recebem líderes nessas condições, para não influenciar o pleito.

“[O convite a Netanyahu] injetou um grau de partidarismo, que não é apenas infeliz, [mas] destrutivo para o tecido das relações”, disse Rice em entrevista exibida na noite de terça-feira na rede de TV pública PBS. Quando as relações EUA-Israel “são infundidas com política, isso é um problema”, acrescentou.

As críticas de Rice vêm aumentar a lista de atritos entre os governos de Netanyahu e Obama, que levaram as relações EUA-Israel para o ponto mais baixo em décadas. Na semana passada, Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca, acusou Israel de distorcer detalhes das negociações sobre o programa nuclear do Irã, com o objetivo de levar as conversas ao fracasso.(Valor Econômico)