A Diretoria da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) vem a público repudiar a fala proferida pelo General Antonio Hamilton Mourão em palestra em loja maçônica de Brasília (DF), no dia 15 de setembro de 2017, em que cogitou intervenção militar caso o Poder Judiciário Brasileiro não encontre solução para a corrupção no país.

É inaceitável que um integrante das Forças Armadas revestido de elevadas responsabilidades institucionais propugne a interrupção do Estado Democrático de Direito no Brasil, medida inteiramente inconstitucional. A Constituição Brasileira estabelece, de modo claro, as atribuições das Forças Armadas brasileiras, e cabe a todos nós, civis e militares, respeitá-las, acima de quaisquer causas ou circunstâncias.

Sabemos que é grave a crise política e econômica pela qual o Brasil passa. Mas sabemos também que são ainda mais graves as consequências da interrupção da democracia. Nesse sentido, mesmo o decidido apoio ao combate à corrupção não pode ser pretexto para sugerir ou justificar a interrupção da democracia.

Reiteramos, com plena convicção, que soluções para a crise política e econômica brasileira devem ser discutidas e implementadas, necessária e integralmente, no marco do Estado Democrático de Direito.

Niterói, 18 de setembro de 2017.