Prezado (a) Senhor (a),

 

Através da presente, convidamos à Sessão Inaugural do

Forum da União de Nações Sulamericanas sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Industrialização na América do Sul

 

SESSÃO INAUGURAL

2 de dezembro de 2013

18:00 – 20:00 horas

Local: Auditório  Pedro Calmon, Fórum de Ciência e Cultura

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Av. Pasteur 250, 2º anda, Urca – Rio de Janeiro

§  Palavras do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Antônio Levi da Conceição;

§  Palavras do Secretário Geral da União de Nações Sulamericanas – UNASUL, Alí Rodríguez Araque;

§  Palavras do Secretário de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação do Equador e Presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia da UNASUL, René Ramírez;

§  Palavras do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Marco Antonio Raupp.

Conferência Magistral  do filósofo

 
ENRIQUE DÜSSEL
 

Reitor da Universidade Autônoma da Cidade do México 

(Argentina, 1934 – )

Licenciado em Filosofia (UNC, Mendoza, Argentina), Doutor em Filosofia (Universidad Complutense de Madrid), Licenciado em Teologia (Instituto Católico de Paris), Doutor em História (La Sorbonne, Paris), Doutor Honoris Causa (Universidade de Friburgo, Suíça), Doutor Honoris Causa (Universidad de San Andrés, La Paz, Bolívia). Professor de Ética e Filosofia Política (UAM / I e UNAM, Cidade do México). Presidente da CEHILA (1973- 1992); coordenador da AFYL (desde 1995); membro fundador da EATWOT (desde 1974).

 

Este FORUM se realiza como parte das decisões emanadas da VI Reunião Ordinária do Conselho de Chefas e Chefes de Estado e de Governo da União de Nações Sulamericanas – UNASUL (Lima, novembro de 2012) e tem como antecedente a Primeira Conferência da UNASUL sobre Recursos Naturais e Desenvolvimento Integral da Região (Caracas, 27-30 de maio de 2013), que reuniu mais de 150 especialistas, intelectuais e autoridades da União com o objetivo de aprofundar a análise para a elaboração de uma estratégia continental de aproveitamento dos  recursos naturais para o desenvolvimento integral e sustentável da região.

Como  continuidade deste trabalho, a Secretaria Geral da UNASUL organiza o “Forum sobre Ciência, Tecnologia, Inovação  e Industrialização na  América do Sul.  Esta reunião contará com a participação de acadêmicos, cientistas e pesquisadores sobre o tema, autoridades políticas do Brasil e dos Estados membros da União e representantes das diferentes instâncias da UNASUL e da sociedade civil. 

Informações:

http://www.unasursg.org/inicio/centro-de-noticias/archivo-de-noticias/foro-sobre-ciencia-tecnolog%C3%ADa-innovación-e-industrialización-en-américa-del-sur.

C&M Eventos – telefone: 21-25391214